Violência sexual contra crianças e adolescentes

Este curso tem o objetivo de apresentar as teorias da psicologia  sobre violência sexual contra crianças e adolescentes.

As instrutoras apresentarão conteúdos que suportam as práticas dentro da área de perícia psicológica no Ministério Público de Goiás, a qual fazem parte e enfrentam em seu cotidiano de trabalho os desafios relacionados a temática.

O uso da psicanálise e do método de Rorschach formam as bases de atuação das instrutoras e nortearão as apresentações do curso.

Conteúdo programático:

– Violência sexual: conceito e diferentes formas de manifestação

– As consequências do abuso sexual

– Mitos e questões sociais envolvendo o abuso sexual de crianças e adolescentes

– Discussões acerca do consentimento na adolescência

– Quem são os agressores sexuais?

– Abuso sexual por líderes religiosos

– Aliciamento e internet

– Formas de identificação de violência sexual em crianças e adolescentes

– A prevenção

 

Público alvo:

  • Psicólogos e estudantes de psicologia
  • Profissionais da Rede de Proteção Integral de municípios e estados;
  • Conselheiros Tutelares;
  • Conselheiros de Direito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA dos municípios);
  • Agentes públicos (gestores e técnicos) da Prefeitura Municipal, preferencialmente da secretarias de saúde, educação e assistência social, esportes e cultura;
  • Técnicos de Promotorias de Justiça;
  • Técnicos de Varas da Infância e da Juventude;
  • Organizações não governamentais que tenham atuação direta no atendimento a crianças e adolescentes (abrigos, liberdade assistida, prestação de serviços à comunidade, centros de juventude, serviços de atendimento especializado às
    situações de violência contra crianças e adolescentes, atendimento à situação de rua, etc.);
  • Técnicos e agentes da Segurança Pública;
  • Pesquisadores e alunos universitários

 

Carga horária:

– 8h

Inscreva-se:

https://www.sympla.com.br/violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes__716109

 

 

 

 

 

 

inscreva-se https://www.sympla.com.br/violencia-sexual-contra-criancas-e-adolescentes__716109

Programação

Data
Data
04/04/2020
Horário
Horário
8 as 18h
Investimento
Investimento
Profissional: R$600,00 Estudante: R$500,00
Tem interesse?
Faça seu pré-cadastro.
josecxsta
PROFª DRª ALESSANDRA DEMITO FLEURY
PROFESSOR(A) DO CURSO
Possui Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO (2013), mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás- UCG (2006) e MBA-E em Desenvolvimento de Executivos em Gestão e Economia Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui experiência profissional com consultora interna e externa na área de gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças organizacionais em empresas de grande e médio porte. Atualmente é coordenadora de recursos humanos, professora e supervisora de estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho na Universidade Salgado de Oliveira e Sócia Diretora da Elevè Desenvolvimento Humano. Desenvolve pesquisas na área de Clínica Psicodinâmica do Trabalho, investigando o papel do gestor na organização do trabalho e na saúde mental dos membros da sua equipe.
Taciara Oliveira
PROFª TACIARA OLIVEIRA
PROFESSOR(A) DO CURSO
Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005). Especialista em Terapia Sistêmica-Construtivista e Psicodramática de Casais e Famílias pelo Centro de Atendimento e Estudos em Psicodrama (CAEP/ PUC-GO) e em Psicoterapia Transpessoal com Abordagem Corporal pelo Instituto Serra da Portaria (Goiânia-GO). Sócio-fundador da Associação Brasileira de Programa de Ajuda Humanitária Psicológica - ABRAPAHP (2011). Atualmente é responsável técnica e psicóloga clínica na Essência Espaço Clínico e professora do curso de Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira, campus Goiânia.
josecxsta
PROFª VALÉRIA BARROS
PROFESSOR(A) DO CURSO
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1996). Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1993). Professora titular da Universidade Salgado de Oliveira desde 2004, estando exclusivamente lotada no Curso de Psicologia desde 2012 com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Escolar e Estágio Supervisionado. Experiência clínica em Avaliação Psicológica e problemas no desenvolvimento.
Quer alcançar seus objetivos? Fale conosco!